Ariano Suassuna, Deus, o Suicídio e a Esperança.





"Deus pra mim, é uma necessidade. Se eu não acreditasse Nele, eu era um desesperado", afirma Ariano no final do vídeo.

Ele me fez lembrar a frase de Paulo de Tarso, que dizia: "Se a nossa esperança se resumisse apenas a esta vida, seríamos os mais infelizes de todos os homens".

 👉O Suicídio é produto da perda da esperança. Somente quem perde a esperança em si mesmo, na vida e nas possibilidades, é que se permite o ato de acabar com a própria vida. ou se permite migrar da possibilidade de um estado de esperança, para a total permissividade da desesperança.

 Todo momento de desespero passa, por mais triste e duro que pareça ser, assim como também é tão frágil, o momento da felicidade.

Gosto da afirmação de Nietzsche,  quando ele fala que a vida é feito de pequenos momentos de felicidade, e não de épocas dela. São partículas e fragmentos de momentos que, aqui e ali, nos alimentam e nos levam para um estado de esperança. Felicidade plena, somente no dia em que meu espírito retornar a plenitude ( o eterno ), de onde veio.

 Assim nos tornamos menos infelizes, e mais esperançosos. Encaramos a vida como um privilégio, e até os "percalços" que ela trás, podem ser vistos com a esperança de que eles passarão, e que novamente, como um ciclo, mergulharemos ainda em muitos estados de felicidade.

Esta esperança de Ariano, também é a minha, e espero que seja também a sua.

 Porém, muitos de nós preferimos desacreditar.😕

Deus não pode ser "crido"  pelas lógicas humanas, para compreendê-lo, minha lógica teria que ser infinita, o que não é. Ele só pode ser sentido.
Deus me habita no campo da fé (Esperança), ou como disse Ariano, da própria necessidade. E isto se dá na mais profunda individualidade, e mesmo assim, sabendo que a nossa maior profundidade ainda é empobrecidamente humana.

Deus é espírito, ou, como alguns preferem, um "estado do ser". O que importa é que para encontrá-lo, é necessário mergulhar na própria verdade do meu espírito.

Eu não acredito mesmo que seja Deus quem permite que alguém seja feliz ou não. Eu acredito que Ele só produza em mim o bem e não o mal, pois Ele é Pleno, e o mal só pertence a nossa humanidade e a falta de plenitude que nos habita. Porém acredito que o destino de Deus para mim ou para o ser humano, é que escolhamos por nós mesmos,  os caminhos levarão a experimentar a felicidade.

Por isto, me entristece ouvir repetidamente a tal frase: "Porque que Deus permite que alguém nasça defeituoso, ou no corpo ou na mente, porque será que Deus permite o mau?...  Como se fosse Deus, e não nós.

Somos nós e nossa natureza feita de bem e mau, quem produzimos as próprias deformidades.

E o que pode trazer esperança?... ...Para mim, pessoalmente é acreditar no que Jesus Cristo disse: "São os teus olhos a luz do teu corpo; se teus olhos forem bons, todo o teu corpo será cheio de luz (a esperança é filha da luz).

Porém se teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará tomado pelas trevas (De quem é filho o desespero).

💧Você não correrá o risco de cair em desespero, se puder escolher a janela pela qual você quer olhar a vida.

Quem assim crê, troca todos os desesperos que levam ao suicídio, pela esperança, que leva a um estado de ser muito mais pleno.




 Ana D´Araújo




Comentários